Especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.

A Ortodontia tem como objetivo, a prevenção, a supervisão e a orientação do crescimento, desenvolvimento e amadurecimento do aparelho mastigatório e a correção de estruturas dento faciais incluindo as condições que requeiram movimentação dentária, bem como a harmonização da face no complexo maxilo-mandibular.
Compete ao ortodontista o diagnóstico, a prevenção, interceptação e prognóstico das maloclusões e disfunções neuromusculares e também o planejamento do tratamento e sua execução mediante indicação, aplicação e controle dos aparelhos funcionais, estética e fisiologicamente com as estruturas faciais.

Existem diversos tipos de aparelhos (móveis, transparentes, porcelana, estéticos, auto-ligados ou metálicos) indicados para cada tipo de tratamento, após uma criteriosa análise de todo exame ortodôntico é que é apresentado o plano de tratamento.

O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.