É uma técnica comprovadamente segura e eficiente que, através do uso de substâncias químicas ativadas, remove manchas e pigmentações dos dentes, alojadas em sua camada interna, a dentina.

 

Existem dois tipos de clareamento:

  • Clareamento dental convencional (caseiro)
  • Clareamento dental realizado na clínica e com acompanhamento

 

. Clareamento dental convencional (caseiro):

Consiste em uma moldeira confeccionada em material transparente e macio a partir do molde da arcada dental. Nela é colocado o gel, que deve ficar em contato com o dente por um período pré-determinado, processo que deve ser repetido diariamente, num período de aproximadamente duas semanas para que o clareamento dental seja efetivo. No período de tratamento do clareamento dental o paciente não pode ingerir alimentos com corante, tomar café ou fumar nas 4 horas anteriores e nas quatro posteriores à sessão. A vantagem desse método está na facilidade acompanhamento, conveniência de se fazer em casa, um resultado mais duradouro e com a possibilidade de refazer após alguns anos com um menor custo.

Clareamento dental realizado na clínica e com acompanhamento:

Nesse caso são necessárias de 1 a 3 sessões no consultório, com duração de 40 minutos a 1 hora para o clareamento dental. É realizado uma proteção gengival e aplicação do gel, um gel mais concentrado que o do clareamento caseiro, e com a aplicação da luz de LED para acelerar a ativação e diminuir a sensibilidade. A vantagem é o que o tratamento apresenta resultados mais rápidos do que na técnica caseira.

Qualquer pessoa pode realizar o clareamento dental, desde que os dentes estejam íntegros. É necessária sempre uma avaliação inicial correta para determinar qual o tipo de clareamento dental é mais indicado, como será realizado, e se existe a necessidade de algum tratamento prévio (precaução) para sua realização. Eventualmente os tratamentos podem ser conjudados (caseiro e clínico) e ao final do tratamento algumas próteses ou restaurações antigas poderão ser trocadas para acompanhar a nova coloração dos dentes.